A planta jiboia, também conhecida como Epipremnum aureum, é muito popular entre os amantes de plantas. Além de ser bonita e versátil, ela é fácil de cuidar e tem ainda a capacidade de purificar o ar.
Então, se você está pensando em adicionar uma jiboia à sua coleção de, aqui está tudo que você precisa saber para cultivá-la!
Características da planta jiboia
Originária das florestas tropicais do Sudeste Asiático, a jibóia é uma trepadeira de rápido crescimento, com folhas em forma de coração. Sua cor varia de verde escuro a variegada com tons de branco ou amarelo.
Ela se adapta super bem a diversas condições e ela pode ser cultivada como planta pendente ou trepadeira, como você achar melhor!
Cuidados básicos com a planta jiboia
Cuidar da jibóia é simples e prático. A planta vive bem em ambientes com muita luz. Evite a exposição a luz solar direta, pois isso pode queimar as folhas.
Regue a planta quando o solo estiver levemente seco ao toque, mas evite encharcar, pois isso pode levar ao apodrecimento das raízes. Nos meses mais secos, tenha atenção especial à umidade e se necessário, borrife água nas folhas de sua planta.
Fertilização e podas
Para garantir um crescimento saudável, é importante fertilizar a jiboia regularmente. Por isso, uma dica é o fertilizante líquido balanceado, como o NPK 10-10-10. Além disso, é importante realizar podas regulares para ajudar a mantê-la com uma aparência compacta e bem formada.
Propagação da jiboia
A planta jiboia pode ser facilmente propagada através de estacas do caule. Basta cortar uma seção saudável, com no mínimo 2 nós e colocá-la na água até que as raízes se desenvolvam.
Portanto, uma vez enraizadas, você pode passá-las para um substrato úmido e bem drenado e pronto, você terá propagado sua planta!
Problemas comuns da jiboia
Como qualquer planta, a planta jiboia pode enfrentar alguns problemas, como por exemplo o excesso ou a falta de água.
Folhas murchas, sinalizam que sua planta jibóia está seca, se perceber isso, regue de imediato. No entanto, caso as folhas comecem a ficar amareladas, cuidado com as regas! Esse é um sinal de que o solo está encharcado e sua planta corre o risco de apodrecer.
Monitore regularmente a umidade do solo e a saúde das folhas, isso evitará problemas, antes que eles se tornem sérios.
Benefícios que planta jiboia pode trazer para o ambiente
Além de sua beleza, a jiboia é conhecida por suas propriedades de purificação do ar. Portanto, ela ajuda a remover toxinas comumente encontradas em ambientes fechados, como formaldeído e benzeno.
Graças ao seu crescimento exuberante, facilidade de cuidado e capacidade de purificar o ar, a jiboia é uma excelente escolha para quem procura uma planta de interior bonita e de baixa manutenção. Por isso, com certeza, você não irá se arrepender de adicionar essa mudinha à sua coleção.
Agora você está por dentro de tudo o que precisa saber para cultivar uma planta jiboia! Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Comente aqui embaixo, que responderemos o mais rápido possível.
Está em busca de outras plantas fáceis de cultivar? Então confira também: 16 plantas para casa para quem está começando na jardinagem
Deixe um comentário